PUBLICIDADE

UFMT anuncia aprovação de dois novos cursos de pós-graduação

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciou o ano com a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação. O primeiro Programa de Pós-Graduação em Administração da Instituição, com curso de mestrado, e o primeiro curso de doutorado em Direito, parte do Programa de Pós-Graduação em Direito, já consolidado. “Ambos representam avanços significativos para a Pesquisa na Instituição e oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento social para Mato Grosso”, destacou a universidade em nota.

“Esses cursos atendem uma demanda histórica que era projetada pela comunidade acadêmica e profissional do estado”, pontua a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Elizabeth Sá.

“A implantação do programa de pós-graduação stricto sensu na área de Administração representa não apenas um avanço significativo para o ensino superior local, mas também um impulso importante para o desenvolvimento de pesquisas que atendam às necessidades do mercado e das organizações. Além disso, o recente avanço no campo jurídico com a criação do doutorado em Direito no estado promete ampliar ainda mais as perspectivas de pesquisa em áreas interdisciplinares”, completa.

O mestrado em administração passa agora por um processo de estruturação e divulgação, com previsão de início da primeira turma apenas em 2026. A princípio, as linhas de pesquisa serão Gestão Organizacional, voltada para estratégia, finanças e desempenho organizacional; e Gestão Socioambiental, voltada para empreendedorismo social, desenvolvimento sustentável e temas correlatos.

“O programa traz em seu bojo as alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento dos biomas de Mato Grosso, bem como para somar com a região Norte, também descoberta por PPG, para as discussões e alternativas voltadas para a Amazônia. Nossa sociedade e nossas instituições serão contempladas com ferramentas e alternativas que possam dirimir suas lacunas, construindo soluções mais justas, equitativas e sustentáveis”, explica o coordenador, professor Gelciomar Simao Justen.

O curso de doutorado em Direito deve iniciar mais cedo. Como parte de um programa já estruturado e com nota 4 na avalição da Capes, a primeira turma pode iniciar ainda em 2025, após autorização via portaria do Ministério da Educação.

De acordo com o coordenador do PPGD, professor Marcelo Antonio Theodoro, Mato Grosso é um estado talhado para ser esteio econômico do país a partir do agronegócio e da agroindústria, e a preocupação com os Direitos Humanos e Fundamentais deve permear esse crescimento, a fim de que seja sustentável e embasado na dignidade da pessoa.

“Assim, difundir a ciência jurídica entre àqueles que ensinam, bem com aos que julgam, aos que fiscalizam, aos que defendem direitos é fundamental. E essa transformação se dá mediante o ensino e pesquisa ofertado pela Universidade Pública também no nível de Pós-graduação Strictu Sensu. É o que estamos oferecendo e que está trazendo frutos também à toda sociedade Mato-Grossense”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sepultada em Guarantã mulher que morreu após carro cair em riacho

Karina Granado de Oliveira, de 35 anos, foi sepultada...

Sinop, Cuiabá e Várzea Grande lideram lista de feminicídios; veja ranking

Sinop, Cuiabá e Várzea Grande registraram quatro feminicídios, cada...

Dois feridos em acidente em rodovia no Nortão

A colisão foi no final da tarde, na MT-242,...

Inscrições do FIES começam no dia 4

As inscrições dos candidatos interessados em participar do processo...
PUBLICIDADE