PUBLICIDADE

UFMT: 78% de matriculados são do Estado

PUBLICIDADE

A primeira fase das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi concluída com 1.776 vagas preenchidas, que representam 35,46% das 5.008 disponíveis. O resultado parcial mostra que 78,21% são de estudantes de Mato Grosso e 21,79% de outros Estados. Nesta semana, entre os dias 15 e 20, acontece a segunda fase das inscrições. As matrículas deverão ser feitas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entre os dias 23 e 26 de fevereiro.

A reitora da instituição, Maria Lúcia Cavalli Neder, lembrou que esse é apenas um dado provisório e que rapidamente pode mudar. “Só teremos um quadro real quando forem feitas as matrículas”. O campus de Cuiabá foi o que teve maior procura com 1.209 matrículas dos estudantes da primeira fase, seguindo de Rondonópolis com 259, Sinop (161) e Araguaia (147).

O fato da UFMT ter sido a mais procurada do país, com 56.706 inscritos, não preocupa a reitora. Ela afirmou que continua com as convicções anteriores e que esse fato é um parâmetro de qualidade da UFMT. “Nós trabalhamos com a perspectiva que o maior número de jovens devem estar na universidade”.

Maria Lúcia cita como exemplo o aumento das inscrições na federal de Mato Grosso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 28 mil para 107 mil pessoas. “Tentar um curso em universidades de outros Estados não pode ser para quem tem dinheiro e pode pegar avião. O aluno de baixa renda não precisa sair de onde mora para se inscrever em outro Estado”.

Apesar de apenas algumas universidades brasileiras terem aceito o Enem como forma total de ingresso, ela destacou que a mudança ocorre paulatinamente e que “lá na frente (os críticos) vão entender”.

A data para a inscrição da terceira etapa está definida e será entre os dias 1º e 3 de março e as matrículas entre 9 e 12 do mesmo mês. Os candidatos não selecionados na fase anterior devem se inscrever na posterior, podendo haver troca de cursos se a pontuação alcançada for a suficiente. O sistema começa a funcionar às 6h (horário de Brasília) e fecha diariamente às 23h59. O endereço é www.mec.gov.br/sisu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE