terça-feira, 3/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Servidores da Educação aprovam indicativo de greve em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

Profissionais da rede estadual de ensino se reuniram, hoje, em assembleia geral e definiram indicativo de greve para o dia 20 de maio. Na deliberação, feita na escola professor Nilo Póvoas, em Cuiabá, também ficou definida paralisação de um dia, em 24 de abril.

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), o manifesto será contra “o desmonte da Educação Pública no país e em Mato Grosso”. A entidade disse ainda que, durante as duas horas de assembleia, foi registrado o “descontentamento da categoria com as práticas implementadas pela gestão Mauro Mendes”.

Segundo o Sintep, a categoria é contra o “número insuficiente de profissionais nas escolas, os recorrentes atrasos de repasses da merenda dos estudantes, as portarias que desconstroem a organização escolar, promovendo redução de matrículas, a falta de infraestrutura dos prédios e o calote na lei da RGA de 2018”.

A entidade detalhou, no entanto, que a maioria dos trabalhadores definiu por aguardar o cumprimento da campanha salarial, na data-base – maio – “para concretizar uma mobilização coesa, caso o governo não cumpra a lei 510/21013”. A legislação, aprovada ainda durante o governo Silval Barbosa, prevê a “dobra do poder de compra” dos profissionais”, aplicando reajustes até 2023.

Para o Sintep, o cenário, apesar de favorável, ainda não estava forte o suficiente para consolidar uma greve unificada. “Iremos fazer uma paralisação de advertência no dia 24 de abril, para dizer ao governo que não aceitamos a retirada de direitos tampouco a forma como vem tratando a Educação aqui no estado de Mato Grosso”, concluiu o presidente do sindicato, Valdeir Pereira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Mais de 85 moradores de Mato Grosso foram repatriados dos Estados Unidos

O mais recentes levantamento do ministério dos Direitos Humanos...

Definida pavimentação de estrada em Colíder com investimento de R$ 11 milhões

A prefeitura de Colíder (155 quilômetros de Sinop) organizará...
PUBLICIDADE