O prefeito Luiz Umberto Eickhoff, o secretário municipal de Educação, Jonas Chaparini e profissionais ligados a todas as redes de ensino de Tapurah se reuniram para definir as políticas, planos e metas que servirão de base para o Plano Municipal de Educação (PME) e nortearão o setor, nos próximos 10 anos. O prefeito destacou a importância de se fazer planejamentos de longo prazo para a solidificação das estruturas da sociedade e avanços em todos os níveis e ainda mencionou algumas providências tomadas em relação ao reordenamento interno para desemperrar a máquina administrativa e retomar os investimentos necessários à área educacional.
Ele citou os entraves que provocaram o atraso na entrega da unidade da Proinfância, forçando o Executivo a destinar R$ 210 mil de recursos próprios além do valor previsto para concluir a obra. “Com essa verba seria possível construir uma nova unidade de saúde, mas, faremos de tudo para terminar a obra até o aniversário do município, pois, com isso, atenderemos mais 175 crianças”, disse o gestor.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, Jonas Chaparini, o encontro serviu para consolidar diretrizes, estratégias e metas tendo sempre como perspectiva a igualdade, a inclusão e diversidade no complexo educacional. “Este fórum de debates, em consonância com os planos nacional e estadual de educação, traça os rumos de todos os segmentos, desde a educação infantil, passando pelos ensinos fundamental e médio, a educação de jovens e adultos (EJA), até o ensino superior”, disse.
Um dos principais objetivos, segundo Chaparini, será a universalização do atendimento escolar da população de 4 e 5 anos até 2016 e a ampliação, até 2020, da oferta de educação infantil para atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos de idade. “Sem perder de vista a qualidade, queremos ofertar educação em tempo integral às crianças da educação infantil das instituições educacionais públicas”, garantiu.
Conforme dados do mês de março, 1.601 crianças e jovens, desde a creche até a última série do ensino fundamental, estavam matriculados nas quatro unidades escolares.