A Secretaria de Educação e Cultura realiza a Conferência do Plano Municipal de Educação (PME), no Centro de Eventos Ari José Riedi. No dia 20, às 18h30, será a abertura com apresentações culturais. Na sequência, será ministrada a palestra “O professor no contexto contemporâneo” e, em seguida, discutida a contextualização do PME e sua relação com o Plano Nacional de Educação e com o Plano Estadual de Educação. Neste mesmo dia será feita a leitura e aprovação do regimento da conferência.
No dia 21, a partir das 18h30, haverá apreciação do texto para sua posterior aprovação. O texto do PME já foi apresentado em várias assembleias realizadas no mês de março. Este novo PME vai substituir o documento que está sendo utilizado atualmente, que foi aprovado em dezembro de 2004. Para tanto, foram formadas comissões com representantes da comunidade que avaliaram cada eixo do antigo documento e, a partir dele, criaram um novo texto, que foi sistematizado por uma equipe da Secretaria. Depois disso, o documento ficou à disposição, de julho a agosto do ano passado, no site da Prefeitura para ser apreciado e receber contribuições.
O plano foi divido nos eixos de “Educação Infantil”, “Educação Especial”, “Ensino Fundamental”, “Educação de Jovens e Adultos”, “Ensino Médio”, “Ensino Superior”, “Educação a Distância e Tecnologias Educacionais”, “Educação Tecnológica e Formação Profissional”, “Gestão e Financiamento”, “Formação dos Profissionais e Valorização do Magistério”, e “Gestão e Financiamento”.
O PME estabelece metas para os próximos dez anos e deve estar em conformidade com os planos estadual e nacional de Educação.