A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Em Sorriso, devem participar cerca de 3,5 mil crianças nesta faixa etária e 120 professores.
A pedagoga Elenice Franciosi, que é coordenadora de Educação Infantil, explica que o programa prevê a formação continuada de professores alfabetizadores por meio de orientadores de estudo, professores que participarão de um curso presencial a ser realizado por uma universidade do estado e, posteriormente, partilharão o que aprenderam com os demais professores que atuam na alfabetização por meio de grupos de estudo.
Ainda segundo ela, a princípio, o pacto está alicerçado em dois eixos: em 2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. Vale lembrar que o conceito de alfabetização não está restrito ao fato de a criança aprender a ler e a escrever, mas abrange também as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.
Para alcançar a meta proposta, além do investimento na formação dos profissionais, o MEC também deve fornecer materiais didáticos diferenciados, como livros, manuais para os professores e jogos pedagógicos. Elenice explica que deve ser montada uma pequena biblioteca em cada sala de aula, despertando assim o hábito e o gosto pela leitura.
Para acompanhar a evolução do PNAIC, devem ser realizadas avaliações constantes pelos professores, com instrumentos a serem desenvolvidos pelos próprios educadores. Além disso, a Provinha Brasil também será realizada no início do processo e no final do segundo ano. No final do terceiro ano, será aplicada uma avaliação externa anual para verificar tudo o que o aluno aprendeu. Esta avaliação será feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).