O cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro foi confirmado esta tarde devido ao clima ruim, provocado pela fumaça das queimadas e baixa umidade relativa do ar. A prefeitura, em nota, aponta que "a medida visa preservar a saúde e o bem estar dos alunos das redes municipal, estadual e particular" e considerou a decisão "difícil, mas necessária".
A secretária de Educação Avanice informou ainda que outras medidas também estão sendo tomadas. "Nossos professores da rede municipal, foram orientados não promoverem atividades físicas enquanto esta situação climática permanecer. As aulas de Educação Física, por exemplo, terão atividades físicas substituídas por atividades de raciocínio esportivo coma prática de damas e xadrez, por exemplo", explicou.
O secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, expôs que "a umidade relativa é muito baixa, há muita fumaça o que potencializa ainda mais os riscos de doenças respiratórias. Já observamos inclusive o aumento da procura de pais pelos atendimentos de saúde para filhos que apresentam quadros de irritação das vias respiratória, asmas e bronquites", disse.
O secretário aconselhou as pessoas "beberem muita água, pelo menos três litros por dia. Umidificador passa a ser essencial ou o uso de toalhas molhadas e bacias nos quartos. Hidratar as crianças é fundamental, bem como evitar exercícios e esforços físicos nos horários mais quentes", ressaltou.