sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sintep reforça posicionamento de retomar aulas presenciais na rede estadual com 100% de servidores vacinados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) notificou nos últimos dias 20 dias, em média, uma morte por Covid a cada dois dias, de profissionais da Educação. Neste período, 60% foram de trabalhadores que estavam na ativa e tinham menos de 50 anos. O sindicato expõe que o levantamento visa defender a continuidade das aulas remotas (e não presenciais) até que 100% da categoria esteja imunizada contra a Covid. 

O posicionamento é em relação a decisão dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários de Educação (Consed) que decidiram que Mato Grosso e mais 23 Estados devem retornar as aulas presenciais, na rede estadual, mês que vem, no próximo dia 3, de forma presencial.

Para o Sintep, a vacinação, por si só, não assegura o retorno com segurança às atividades presenciais, na escola pública. “Os governos têm forjado uma normalidade, a mesma que levou a mais de meio milhão de mortes no país, pela inércia federal na compra dos imunizantes. Assim como no Estado, a inoperância do governo Mauro Mendes para o desenvolvimento de medidas que assegurem a todos os estudantes e profissionais o desenvolvimento pedagógico fundamental para as aulas remotas”, destaca o dirigente estadual do Sintep e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE), Gilmar Soares. 

O sindicato acrescenta que, ao defender a reabertura das escolas para atividades presenciais, os governos “lavam as mãos” para as vítimas que por ventura venham a se contaminar e até falecer, em virtude do contágio. “A sociedade, as famílias, os profissionais da Educação, os estudantes precisam ser ouvidos para o retorno às aulas presenciais. Não pode ser uma determinação superior unilateral”, afirma a secretária adjunta de Políticas Educacionais do Sintep, Maria Luiza Zanirato. 

Em novembro passado, as escolas de Mato Grosso começaram receber verbas para ações de prevenção à disseminação do vírus e para comprar materiais dos protocolos de biossegurança, como álcool em gel, máscaras, termômetros, lavatórios e materiais para sinalização das unidades. 

Este ano, os recursos para as escolas investirem em manutenções preventivas e corretivas foram reajustados de R$ 33 mil para R$ 100 mil. Os repasses automáticos para custeio das escolas estaduais tiveram aumento de 47%. Além disso, todas as unidades tiveram capacitação e orientação para o enfrentamento ao Covid. 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE