domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sintep e governo tentam acordo para acabar a greve nas escolas estaduais

PUBLICIDADE

A greve dos servidores estaduais da Educação completa 57 dias hoje. Uma reunião, esta tarde, na sede do Ministério Público Estadual, está agendada para uma tentativa de acordo entre o Sindicato dos Servidores no Ensino Público (Sintep-MT) e governo.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o secretário Marco Marrafon, está ciente da reunião e confirmou presença. O presidente do sindicato dos trabalhadores, Henrique Lopes, confirmou presença de sua diretoria.

O Sintep entrou em greve no dia 31 de maio ao lado dos demais servidores públicos que reivindicavam o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA). Parte da recomposição foi cedida via projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, mas os professores mantiveram a paralisação por conta de outras demandas.

Pedem a suspensão integral do edital das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e convocação das conferências participativas para debater o assunto; e que o governo apresente uma proposta para integralizar os percentuais da Lei de Carreira 510/13 até a próxima data base da categoria. O calendário de concurso público, que também estava na pauta, foi atendido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Deste encontro hoje esperamos que as nossas pautas sejam atendidas. É o mínimo para superar o impasse. As posições do governo já foram objetos de discussão e rejeição pela categoria. Nosso parâmetro é a legislação”, afirma Henrique Lopes.

As tentativas de negociações diretamente entre sindicato e Seduc já foram várias desde o momento que a greve completou 1 mês até o momento. Sintep-MT garante que se houver avanço no entendimento, compromete-se a avaliar junto às bases. Entretanto, o governo já sinalizou que já esgotaram todas as possibilidades de acordo.

“Já temos um calendário de atividades que prevê atos locais no dia 27 e ato público estadual dia 1º de agosto. Porém, estas agendas podem sofrer alterações, caso haja avanços nas negociações junto ao governo”, afirma Lopes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE