PUBLICIDADE

Sinopenses participam de congresso mundial de engenheiros

PUBLICIDADE

Cerca de 60 acadêmicos de Sinop participarão da terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros WEC 2008 (World Engineers Convention), em Brasília. O evento, que também é conhecido como Olimpíadas de Engenheiros, começa na terça-feira (2) e termina no sábado (6). Haverá debates, fóruns, palestras, visitas técnicas, atividades culturais e intercâmbio. Da Unemat serão 40 estudantes de engenharia civil e da UFMT 20 de engenharia florestal. O engenheiro Waldomiro Teodoro dos Anjos, conselheiro do CREA, representará a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor).

O tema do congresso é ‘Inovação com Responsabilidade Social’. A organização estima que cerca de cinco mil profissionais, cientistas, pesquisadores, empresários, lideranças políticas e estudantes estarão presentes. Paralelamente, acontecerão diversas atividades. Haverá o fórum da mulher, com o tema ‘Papel das mulheres na engenharia mundial: perspectivas e desafios’; o fórum do estudante e jovens engenheiros, com o objetivo de fortalecer os debates sobre formação profissional, mercado de trabalho e ética nas instituições de ensino de engenharia e a Expowec (Exposição Tecnológica Mundial), que trata de aspectos como a bioenergia, energia renovável e fontes alternativas.

Está confirmada a participação do mexicano Mário J. Molina, engenheiro químico e vencedor do prêmio Nobel de Química em 1995; do alemão Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambeinte) e do chinês Yi-Xin Zhong, professor da Universidade de Beijing e presidente da Associação Chinesa de Inteligência Artificial.

O congresso também pretende agregar uma série de eventos internacionais relacionados à engenharia. Entre eles, a Upadi (Convenção da União Panamericana de Associações de Engenheiros), a WCE (Convenção Mundial de Engenheiros Civis); o II Comav (Congresso Mundial de Avaliações) e o II Encontro de Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos países de língua portuguesa e castelhana.

A primeira edição do Congresso ocorreu na Alemanha (2002) e a segunda, na China (2005). A terceira edição está sendo organizada pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) com parceria da Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da WFEO/FMOI (Federação Mundial das Organizações de Engenheiros). Há também a colaboração da ONU (Organização das Nações Unidas) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE