As inscrições para o vestibular 2009 da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) estarão abertas a partir do próximo dia 1° e poderão ser feitas até sete de setembro, pela internet, com taxa de R$ 92 já incluso o manual do candidato. Os beneficiados com isenção total ou parcial do pagamento do valor da taxa de inscrição deverão efetivar sua inscrição até o dia cinco de setembro, somente nas agências credenciadas dos Correios. As provas estão marcadas para 16 e 17 de novembro.
O Campus de Sinop oferecerá 760 vagas distribuídas pelos seguintes cursos: Agronomia (integral/100 vagas); Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, habilitação em Matemática (35 vagas), habilitação em Física (30 vagas), habilitação em Química (35 vagas); Engenharia Agrícola e Ambiental (integral/80 vagas); Enfermagem (integral/100 vagas); Engenharia Florestal (integral/100 vagas); Farmácia (noturno/80 vagas); Medicina Veterinária (integral/100 vagas) e Zootecnia (integral/100 vagas), todos com 50% para o primeiro semestre e a outra metade para o segundo.
O Campus de Sinop desde em agosto de 2006 oferece cursos regulares. A sua estrutura física atual conta com 14 mil m² de área construída, com salas de aula, laboratórios e hospital veterinário. Um novo complexo de edificação no campus, conforme Só Notícias já informou, ficará pronto até o final do ano e terá 59 salas de aulas, e 20 laboratórios. Destas, 23 salas e 8 laboratórios devem ficar prontas mês que vem.
A central analíta e herbários (bancos de dados que armazenam ampla informação sobre plantas individuais, representativas de espécies e de populações naturais) devem ser concluídos até o final de novembro. O projeto de asfaltamento do campus está pronto, devendo ser licitado nos próximos dias pelo governo do Estado.
Cerca de 95% do corpo docente da instituição é formado por doutores e mestres, dos quais 35 tomaram posse neste mês de agosto. Novos técnicos-administrativos concursados recentemente assumem seus cargos em setembro.
O campus poderá, até 2010, dobrar o número de vagas oferecidas. O Ministério da Educação tem intenção de abrir pelo menos 600 vagas em Sinop para cursos de história, filosofia, geografia, entre outros, e fortalecer a formação de professores no Nortão que atuarão em salas de aulas do ensino médio. Conforme o diretor do Campus, Marco Antônio Pinto, a universidade poderá oferecer até 1,5 mil vagas/ano se for confirmada pelo ministério o núcleo de formação de professores.