A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) traz para Sinop o Encontro Internacional de Sanidade de Animais de Produção (Enisap), nos dias 8 e 9 de novembro. O evento é realizado pelo curso de Medicina Veterinária da instituição e substitui a Semana Norte Mato-grossense de Medicina Veterinária (SENOMEV), que vinha sendo realizada há três anos.
Será a primeira vez que o evento ganhará marca internacional, com a vinda de uma palestrante dos Estados Unidos e outro da Argentina. Considerado um dos mais importantes eventos da Medicina Veterinária no Brasil e no mundo, o Enisap tem como objetivo discutir novas tecnologias relacionadas à sanidade de animais de produção.
Para o professor Artur Kanadani Campos, da UFMT de Sinop, é uma grande oportunidade para interessados pela área da medicina veterinária, já que o evento é aberto à toda população. "O nosso principal objetivo, é trazer para nossa cidade e região esses temas, que têm sido abrangentes nas principais instituições, que são as doenças nos animais. Pela primeira vez teremos palestrantes de fora do país, será uma experiência única. Lembrando que será aberto não só para alunos do curso, mas para técnicos agrícolas, produtores rurais e todos que se interessarem em ampliar seus conhecimentos na área", disse o professor ao Só Notícias.
A programação terá início, no dia 8, com duas palestras na parte da manhã sendo ministradas por professores da UFMT e representante da Embrapa, sobre os temas "Perfil do Médico Veterinário no Mercado Globalizado" e "Encefalites dos Equinos".
Já na parte da tarde, será realizada palestra sobre "Clostridioses em Bovinos: Diagnóstico e Profilaxia", ministrada por uma professora da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) campus Araçatuba. E para falar sobre "Doenças Respiratórias de Suínos", a palestrante será a professora Ingeborg Langohr, da Michigan State University, dos Estados Unidos.
No dia 9, a programação começa com palestra sobre "Gestão Profilática das Doenças da Reprodução na Pecuária na Pecuária Bovina de Corte", ministrada por um professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Logo após, sobre o tema "Distúrbios entéricos nos ruminantes", será ministrada palestra por um professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Encerrando a programação, na parte da tarde, será realizada novamente palestra sobre "Doenças Respiratórias de Suínos", da professora Ingeborg Langohr e em seguida, falando sobre a "Utilização da Imunistoquímica no Diagnóstico de Doenças Infeccionadas de Animais de Produção", o professor Eduardo Juan Gimeno, da Universidade de La Plata, da Argentina, ministrará a última palestra do evento.
As inscrições já podem serem feitas através do site da Enisap pelo valor de R$ 70 reais e se estendem até o dia do evento.