Sinop superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2013 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 4º ao 5º anos e 8º ao 9º anos), das redes municipal e estadual. Os números foram divulgados nesta sexta-feira e são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2013, para alunos do 1º ao 5º ano, o Ideb registrado foi de 5.4 pontos, acima do índice de 2011, de 5.1, e acima também da meta de 5.1 projetada pelo MEC para 2013. A meta atingida este ano pelo município neste ciclo já iguala a projeção para 2015. Já nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb foi de 4.9 pontos, um índice levemente superior do alcançado na edição anterior, de 4.7, mas acima da meta de 4,8 esperada pelo governo federal. A meta para 2015 é de 5.1.
De 18 escolas de 4º a 5º anos, sete atingiram a meta, enquanto que seis ficaram abaixo da projeção e cinco não tiveram pontuação na Prova Brasil. A melhor escola foi a Aleixo Schenatto, que teve 6.4 de média. De 8º a 9º, do total de 8 escolas apenas uma teve pontuação.
A rede estadual também atingiu as metas no município, mas com índices abaixo das escolas da rede municipal. Em 2013 a nota dos primeiros anos foi de 5.2 para uma meta de 4.9 do MEC. Nos anos finais do ensino fundamental, os alunos do Estado tiveram uma nota de 4.5 frente uma projeção de 4.1. A projeção para o ciclo inicial e final em 2015 é de 5.2 e 4.5, respectivamente.
Das 13 escolas estaduais de 4º a 5º ano, cinco alcançaram a meta, uma ficou abaixo, quatro não pontuaram e quatro não tinham metas previstas para o período. A escola com o melhor índice neste grupo foi a Professora Maria de Fátima Gimenez, com 5.8.
De 8º a 9º, de um total de 14 escolas, cinco alcançaram a meta, seis ficaram abaixo, duas não pontuaram e uma não tinha projeção. A melhor escola nesta faixa de ensino foi a Cleufa Hubner, com 5.2, mas abaixo da meta de 5.8 proposta pelo MEC.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.