domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Sintep diz que greve atinge 90% das escolas municipais

PUBLICIDADE

A greve da educação, que começou nesta segunda, já atinge 90% dos cerca de 14 mil estudantes das escolas municipais. De acordo com a presidente do Sintep, Sidinei Cardoso, a adesão só não é maior porque a maioria dos professores contratados está sendo pressionada para não aderir. “O direito de greve é para todos. Contratados temporariamente tem direito de exercer a greve e não respeitar esse direito é crime”, apontou. Segundo ela, a adesão deve crescer nos próximos dias.  

A categoria quer equiparação salarial com funcionários estaduais e redução de carga horária. A prefeitura não aceitou fazer a equiparação para cerca de 1,4 mil servidores que o sindicato vem cobrando desde o início do ano. Os professores da rede estadual trabalham 30 horas semanais e recebem R$ 1.747. Os municipais cumprem 40 horas e ganham R$ 1.697. A redução de carga horária cobrada é para os próximos 3 anos ( 36hs ano que vem, 33 em 2016 e 30hs em 2017).

A administração alega que não tem como fazer a equiparação salarial porque está no limite prudencial de gastos estipulado por lei. Se reduzir a carga horária terá que contratar mais professores e, no momento, os gastos salários com servidores estão no limite.

Na última segunda-feira, professores, técnicos, merendeiras, vigias e demais profissionais fizeram passeata na área central marcando o início da greve, nas escolas, creches e centros de educação, por tempo indeterminado. Levando faixas, os profissionais saíram da praça Plínio Callegaro, passaram pelas pelas avenidas Júlio Campos, Sibipirunas e se concentraram em frente à prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE