PUBLICIDADE

Sinop: servidores em greve voltam ao trabalho hoje na UFMT

PUBLICIDADE

Os servidores técnicos administrativos do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) retomam ao trabalho hoje. A suspensão da greve, que dura mais de um mês, segue orientação do comando nacional, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). Ao todo, são 60 funcionários que realizaram manifesto pelas ruas do campus sinopense, onde estudam mais de dois mil acadêmicos, em oito cursos.

Conforme Só Notícias informou, a suspensão do movimento foi aprovada como estratégia após ser dada garantida da retomada das negociações com o governo federal. A principal reivindicação é o aumento do piso salarial da categoria, de R$ 1.034 para R$ 1.635. Além disso, é reivindicado aumento de 6,7%. O índice acompanha a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, mais 5% referente à inflação prevista para 2011, totalizando 11,7%.

Mesmo com o retorno dos servidores técnicos administrativos, outra greve pode ser iniciada, a dos professores nos campi de Mato Grosso. Uma assembleia deve ser realizada até final do mês para definir indicativo de greve. Entre os apontamentos, a categoria ressalta sucateamento da estrutura física da UFMT; perdas salariais de mais de 152% nos últimos 12 anos e a medida aprovada no Congresso Nacional autorizando a admissão de professores temporários nas universidades federais. No Mato Grosso, são cerca de 1,3 mil professores, aproximadamente 150 somente em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE