sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: secretaria descarta aulas online e busca forma de amenizar impactos de suspensão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Diego Souza/arquivo)

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti descartou, ao Só Notícias, a possibilidade da pasta adotar aulas on-line na rede municipal de ensino composta por mais de 17 mil estudantes e cerca de 900 professores, considerando que as aulas estão suspensas desde dia 16 de março e ficarão até o próximo dia 30. A pouca idade dos alunos é um fator desfavorável ao método. “Nossos alunos são muito pequenos, trabalhamos com ensino fundamental 1, que engloba até o 6º ano, é difícil que consigam fazer atividades sozinhos, precisam do auxílio de professores”, destacou.

“Não é viável para se fazer porque também tem a parte financeira dos pais, que não é muito adequada a essa nova realidade de coisas on-line, nem culturalmente porque a maioria não consegue auxiliar os alunos, e também em relação a parte de não ter internet, ou ter somente um telefone, que precisa ser recarregado para essas crianças terem acesso a informação”, acrescentou.

Conforme Veridiana, neste momento a pasta está usando o método on-line para capacitar os profissionais. “Estamos trabalhando para que ao retornar façamos um bloco de atendimento mais ajustado aos alunos”. “Agora não é todo mundo que tem internet, que tem uma resolução boa e 170 professores também estão afastados em maioria grupo de risco. Ainda não temos nenhuma ferramenta externa”, ponderou.

A secretária também apontou que os professores passaram atividades aos alunos antes da suspensão para serem feitas durante o período. “Deixamos coisas para fazerem. Além disso estamos orientando os pais que deem áudios de livros para as crianças terem o que fazer, contar historinhas, são ações que podem ser feitas”, emendou.

A responsável ainda ressaltou que uma das maneiras projetadas para diminuir os impactos da suspensão é fazer uma hora a mais de aula por dia, totalizando em 5 horas extras por semana. “Estamos esperando para ver se o retorno se dá mesmo nesses 30 dias e aí vamos estar levando propostas para os nossos professores de como trabalhar. Se essa paralisação for só de 30 dias, até o dia 31 de julho eu regularizo a carga horária com esse sistema”, sinalizou.

Veridiana também descartou, momentaneamente, as aulas aos sábados ou durante período de férias. “Nosso objetivo é trabalhar sempre de segunda a sexta-feiras porque pesquisas já mostram que sábados e férias não são momentos onde há adesão das famílias para levar os alunos para a escola. Queremos facilitar a situação dos pais também”, expôs.

Outro ponto apontado pela secretária é que agora o período de férias coletivas já esgotou-se. “Neste momento nós estamos com banco de horas, e os profissionais estão se preparando em casa. No retorno faremos essa compensação de horas não trabalhadas por esses professores”, completou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE