quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: profissionais da educação protestam na prefeitura e cobram melhores condições de trabalho

PUBLICIDADE

Mais de 30 profissionais da educação protestaram, esta tarde, em frente à prefeitura. Os manifestantes fizeram passeata da praça Plinio Callegaro até a prefeitura onde colocaram cadeiras e sentaram, na avenida das Embaúbas, que foi interditada pela Guarda Municipal. Eles exibiram faixas e cartazes com críticas ao prefeito Juarez Costa. "Não vamos aceitar retaliações", dizia uma delas. "Servidores administrativos devem ser valorizados", protestavam, em outra faixa. Eles querem que a prefeitura cumpra o que prometeu para que a jornada semanal de trabalho seja de 36 horas semanais e não 38.

Líderes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) discursaram e expuseram as reivindicações da categoria. O ato faz parte dos três dias de paralisação e reivindicações de melhorias nas condições de trabalho nas creches e escolas municipais, com contratação, por meio de concurso, de mais professores e reforma das unidades educacionais, além da ampliação da redução na jornada de trabalho para os profissionais técnicos.

A redução da jornada foi sancionada esta semana e houve críticas por parte do sindicato. O diretor regional da entidade, Valdeir Pereira, informou que foi proposta uma jornada de 36 horas. Mesmo assim, a prefeitura, enviou o projeto de lei sem dialogar com a categoria. “No final de fevereiro, enviamos para a Secretaria de Educação um ofício propondo uma mesa redonda para discutirmos o assunto. Mas não obtivemos resposta. Na terça-feira (22), enviamos outro ofício e novamente ficamos sem resposta”, explicou, anteriormente.

Em 2015, foi aprovado dentro do plano municipal de educação a jornada única de 30 horas semanais para professores.

No manifesto de hoje, servidores da saúde também criticaram Juarez pela intenção de "terceirização" dos atendimentos na UPA. "Diga não a terceirização. O povo merece saúde de qualidade". A prefeitura poderá contratar uma entidade para gerir os atendimentos e contratar servidores. Já houve outro manifesto, há poucos, dias, contra essa medida. O sindicato dos servidores também é contrário.

(Atualizada às 22:11h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE