Os profissionais da educação municipal aceitaram o reajuste de 8% anunciado, na segunda-feira (19), pelo prefeito Juarez Costa (PMDB). A decisão foi acatada pela maioria em assembleia, ontem, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). Pela proposta, 6,08% são correspondentes a correção da inflação, sendo outros 1,92% de ganho real. O que eleva o piso dos professores para R$ 1.456,82.
O vice-presidente do sindicato, Valdeir Pereira, afirmou, ao Só Notícias, que com os percentuais propostos o piso dos professores ainda fica distante do estabelecido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que é de R$ 1.937, o valor pleiteado por eles. “Aceitamos diante do curto prazo para negociar, por causa do período eleitoral, já que nenhum tipo de reajuste pode ser feito a partir de 7 de abril. Então, não há tempo para mobilização”.
Valdeir disse que o reajuste de 8% foi discutido, após o prefeito ter recuado da primeira proposta feita, na sexta-feira (16), sobre a concessão de 8% em maio e mais 4%, em setembro, totalizando 12%, somente aos professores. Inicialmente, os demais profissionais da educação seriam beneficiados apenas com a correção da inflação. “Mas vamos continuar cobrando em janeiro e fevereiro [o piso do CNTE aos professores]”, concluiu o vice-presidente.