A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), subsede de Sinop, Sidinei Cardoso, afirmou, ao Só Notícias, que será entregue ao prefeito Juarez Costa uma proposta para diminuir a carga horária dos professores na rede municipal de ensino. De acordo com ela, no documento a categoria pede que em 3 anos a carga seja reduzida de 40 para 30 horas, sendo retirada 4 horas por ano. Com isso, a categoria decidiu que vão iniciar as aulas segunda-feira (10), porém, com a paralisação dos técnicos administrativos que decidiram, ontem de manhã, pela retomada da greve, ocorrida entre o dia 18 de novembro e 20 de dezembro do ano passado. Eles alegam que não tiveram as reivindicações atendidas, além de o movimento ter parecido estar “invisível”. A principal reivindicação da categoria é uma reparação salarial de 17,45%.
Sidinei também disse que uma nova assembleia esta marcada para o dia 19 de março, caso a prefeitura não atenda a reivindicação da categoria.
Conforme Só Notícias já informou, os professores também reivindicam equiparação dos salários dos profissionais municipais, com os dos servidores do Estado. No caso dos professores, por exemplo, o Sintep afirma que a diferença chega a 33%, sendo que trabalham 40 horas semanais e recebem a mesma remuneração dos demais docentes, que cumprem apenas 30 horas. No início do ano passado, a categoria havia suspendido as atividades, cobrando, entre outras coisas, melhorias salariais. Foram 43 dias de mobilização, entre os meses de março, abril e maio.