Professores das escolas municipais vão paralisar as atividades por 24 horas no dia 21 de maio. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pela presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Sidinei Cardoso. Ela informou que a categoria ainda deve se reunir para avaliar como será a manifestação. Antes do primeiro semestre letivo, a categoria fará mais 3 dias de paralisação, porém, as datas ainda serão definidas.
Os professores, que estão em 'estado de greve' até agosto, avaliam não retomar as aulas após as férias. Eles cobram implantação da redução de jornada de trabalho para 30 horas semanais e ganho real de 36% em 5 anos. O Sintep também pede correção no reajuste salarial concedido este ano, que foi de 5,58%, enquanto que o percentual concedido a nível nacional foi de 8,32%.
O sindicato reivindica mudança na carga horária, alegando que profissionais do Estado recebem salários iguais ou até maiores e trabalham 30 horas semanais (10 a menos ) com exceção dos servidores do “apoio” (merendeiras, vigias e zeladoras), que também cumprem 30 horas.