Profissionais da rede municipal de Educação, pais e alunos participarão, esta noite, da sessão ordinária da Câmara de Sinop. Eles vão realizar um ato público em defesa da Gestão Democrática da Rede Municipal de Sinop. O grupo pretende pressionar os vereadores para que votem contra o projeto de Lei 11/2013 de autoria do Poder Executivo.
O projeto em questão promove alterações na administração da unidade escolar no sistema educacional municipal (Lei nº 1570/2011). Pela nova regra, que ainda será apreciada, para concorrer ao cargo de diretor escolar o candidato deve "apresentar o Certificado de Conclusão do Curdo para Gestores das Unidades Escolares Municipais, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação".
No entanto, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede de Sinop, Valdeir Pereira, aponta que o projeto foi criado sem que a categoria e o sindicato fossem consultados. Após o ato público, a categoria pretende debater o projeto pedindo mais informações ao Poder Executivo.