quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: MPF diz que faculdade se comprometeu a não cobrar rematrícula

PUBLICIDADE

A diretora acadêmica da Faculdade Fasipe assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal, comprometendo-se a não mais cobrar a taxa de rematrícula dos alunos de graduação e pós-graduação. A faculdade também assumiu o compromisso de ressarcir os alunos que nos últimos cinco anos pagaram pela rematrícula. Para tanto, os alunos deverão comparecer à faculdade e solicitar, por meio de formulário de requerimento, a devolução do valor pago. A devolução será feita de acordo com a ordem de entrada dos pedidos. O prazo para a faculdade ressarcir todos os alunos nessas condições é de seis meses.

A procuradora Analícia Ortega Hartz Trindade explica que, de acordo com a Lei 9.870/99, nenhum valor pode ser cobrado dos alunos além do valor das anuidades ou das semestralidades. A rematrícula ou a própria matrícula não podem ser considerados serviços extraordinários prestados pela faculdade – o que seria passível de ser cobrado mediante taxa.

A faculdade tem um prazo de 15 dias, a contar a partir desta terça-feira para informar os alunos e afixar uma cópia integral do TAC em um mural de fácil acesso no setor financeiro, na secretaria geral e em cada um dos prédios universitários dos respectivos campi.

A procuradora da República Analícia explica que o TAC é uma alternativa extrajudicial para a resolução de um problema ou compensação de um dano ou prejuízo já causado. Por meio do TAC, as partes envolvidas se comprometem a cumprir determinadas condicionantes. Se a parte desrespeitar o acordo, não cumprindo as obrigações que assumiu,  o Ministério Público Federal pode entrar com um pedido de execução, para que um juiz federal obrigue o cumprimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE