O Ministério Público Estadual (MPE) convocou uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Pedagógica e Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) para discutir a distribuição de alunos entre Estado e município. O encontro será no prédio da promotoria, no dia 13 de novembro.
De acordo com a secretária Gisele Faria de Oliveira, existe um planejamento de zoneamento por parte do município, que deve ser apresentado durante a reunião. “Montamos uma comissão para discutir essas questões e temos nos reunido semanalmente. O grande fato é que nem o Estado e tampouco o município têm condições de atender a grande demanda de alunos neste momento. Entretanto, precisamos que o Estado atenda, pelo menos, mais crianças na faixa de quatro e cinco anos”.
A secretária também explicou que existe intenção de estadualizar algumas escolas rurais que são municipais. “Sabemos que não é simples e exige um grande planejamento, mas vamos apresentar nossos números na reunião e ver o que pode ser feito”.
Os dados preliminares do censo escolar deste ano apontam que existe 29.517 estudantes no município, em creches, pré-escolas, nos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em escolas municipais são 12.548 estudantes em instituições urbanas e 206 nas rurais. Em contrapartida, as escolas estaduais têm 16.763 alunos dentro da cidade e nenhum no campo.