sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: morre o professor e poeta Santiago Villela Marques

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: reprodução)

Sinop perdeu, neste sábado, um dos mais admirados professores: Santiago Villela Marques, 51 anos. Ele teve parada cardíaca, por volta das 18hs, e faleceu em um hospital. A notícia causou muita comoção entre amigos, alunos, colegas e admiradores. Alguns prestaram as últimas homenagens, esta madrugada. Santiago foi velado, por algumas horas, no Memorial Luz e Vida e, em seguida, trasladado para São Paulo onde residem familiares. Será sepultado, nesta 2ª feira à tarde, no cemitério São Pedro.

Santiago era de família pioneira em Sinop. Seu pai chegou no município em 1975 e foi empresário. Paulo Sérgio Marques (nome de batismo) foi a São Paulo e fez  Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1989). Depois, Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso. A poesia era uma de suas grandes paixões. Passou a usar o nome artístico Santiago Villela Marques. Era mestre e doutor em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAR/Unesp (2007)

Em Sinop, foi professor do curso de Letras e professor colaborador do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras PPGLetras, no Campus Universitário da Unemat. Também lecionou em instituições particulares.

“Devo a Mato Grosso minha paixão pelos livros. Nos primeiros quatro anos de nossa estada em Sinop, não tínhamos eletricidade e, principalmente, até o início dos anos 80, não tínhamos televisão. Eu, que, em São Paulo, era educado pela “babá eletrônica”, tinha tudo para me tornar um “vidiota”. Em Mato Grosso, fui obrigado a transferir o lazer alienante da televisão para o prazer libertador dos livros. Por isso, até hoje, quando um aluno me pergunta o que fazer para gostar de ler, a resposta vem rápida e sem pestanejar: desligue a televisão!”, disse Santiago, à Revista Biografia.

Ele publicou os livros de poemas “O Primeiro” (2005) e “O Outro” (2008), e é também co-autor dos livros “Ângulo Bi” (coletânea de contos) e “Dez Modernistas” (Guia de leitura sobre dez autores modernistas brasileiros).

Santiago também ganhos importantes prêmios nacionais como prêmio Sesc de Contos Infantis Monteiro Lobato, com o conto “O bom dragão”. Em 2007, teve um de seus contos laureado com o Prêmio Nacional de contos Ignácio de Loyola Brandão.

Também neste sábado, faleceu, em Lucas do Rio Verde, o professor e coordenador do curso de engenharia civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) doutor Rogério Dias Dalla Riva, de 54 anos. Ele estava internado desde o início do mês passado, e teve parada cardíaca. Ele foi velado algumas horas em Sinop e será sepultado em Alta Floresta.

A Unemat divulgou nota de pesar pelo falecimento dos dois professores e decretou luto oficial de três dias. Não haverá aulas nesta segunda e terça-feiras ( 5 e 6 ) no campus de Sinop.

(Atualizada às 12;03h em 5/11)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: lei seca tem 60 veículos apreendidos e dois condutores presos

A 23ª edição da operação Lei Seca iniciou, ontem,...

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...
PUBLICIDADE