A Águas de Sinop lançou os projetos sociais Saúde Nota 10 e Sanear é Viver para orientar professores e estudantes sobre a importância e os benefícios que o saneamento básico proporciona para a saúde, o meio ambiente e qualidade de vida da população. Haverá palestras educativas e concursos culturais para os estudantes.
Nesta primeira etapa, mais de 2.400 alunos participarão das atividades que tiveram início nesta semana nas Escolas Municipais Ana Cristina, Silvana e Aleixo. Nesta sexta-feira, será a vez da escola Armando Dias. Na próxima semana, as palestras serão realizadas na escola Rodrigo Damasceno. O programa será finalizado nestas cinco escolas no mês de junho, com apresentações teatrais sobre meio ambiente.
Para o diretor-executivo da concessionária, José Ailton Rodrigues, a iniciativa é uma contribuição importante para a formação dos estudantes, que são multiplicadores de atitudes ambientalmente responsáveis. “A educação é uma importante ferramenta de conscientização e pode colaborar para que os estudantes de hoje se tornem adultos mais responsáveis e com valores socioambientais”, ressalta.
Já o Programa Sanear é Viver é voltado para a capacitação socioambiental de professores e foi lançado de maneira pioneira no município. Dentro da sala de aula, os professores são multiplicadores de ideias que podem colaborar para que o meio ambiente seja preservado e respeitado. Os professores serão incentivados a elaborar planos de aula sobre o tema e terão os melhores trabalhos premiados.
Os programas são para fortalecer a educação socioambiental nas escolas e comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo domingo (22), informa a assessoria.