A Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (ETE), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), instalada em Sinop, é a unidade que até o momento recebeu o maior número de inscrições de pessoas interessadas em cursar gratuitamente algum curso técnico de nível médio. Das nove escolas técnicas sob a administração da Secitec espalhadas por Mato Grosso, a de Sinop registrou um índice de concorrência de 13 candidatos por vaga.
De acordo com a diretora da Escola Técnica, Leozenir Severo, foram feitas 2.403 inscrições em 19 dias. A unidade oferece 560 vagas em nove cursos técnicos: Secretariado, Agronegócio, Informática, Meio Ambiente, Agropecuária, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, Edificações e Agropecuária, este ultimo será ministrado no município de Marcelândia.
Os cursos mais procurados foram técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho com uma concorrência de 13 e 10 candidatos, respectivamente, por vaga. A maioria dos cursos tem a duração média de um ano e seis meses a dois anos.
Os mais de dois mil candidatos a uma das 560 vagas da Escola Técnica de Sinop enfrentam no dia 08 de maio uma prova que classificará e definirá os novos alunos da unidade educacional. No exame, o candidato responderá um questionário com 50 questões, sendo 25 de português e 25 de matemática. A prova vai ser aplicada das 8h às 12h, e o local vai ser anunciado no dia 27 de abril.
O gabarito do processo seletivo será divulgado no site da Secitec no dia 09 de maio e a lista dos aprovados estará disponível no mesmo endereço, a partir do dia 23 de maio. As aulas dos cursos técnicos estão previstas para começar em junho.