As inscrições para professores, técnicos administrativos, educacional e de apoio para trabalhar nas escolas estaduais acabam no próximo dia 10, através do Processo Seletivo Simplificado. Devem ser feitas no site da Secretaria Estadual de Educação. Não consta, no edital, quantas vagas serão disponibilizadas. Os candidatos poderão concorrer apenas único cargo. Não foi informado quantas vagas há para Sinop, onde há maior número de escolas estaduais no Nortão.
Os que optarem pelas as áreas de história, geografia, sociologia e filosofia devem apresentar comprovante de inscrição nas respectivas escolas que escolheram para validação e contagem de pontos. Segundo o assessor pedagógico, Anésio Bach, as vagas serão distribuídas paras professores efetivados, depois para os afastados que devem voltar ao trabalho e os profissionais efetivos que pediram remoção para Sinop. As vagas que não forem preenchidas será disponibilizada para os interinos classificados por meio da contagem de pontos, válidos nos últimos três anos.
Anésio explicou que em Sinop há, em média, 720 professores efetivados, mais de 140 interinos e 149 profissionais pediram remoção. “Não há como ter uma estimativa de quantas vagas serão disponibilizadas. Só vamos saber após a conclusão das matrículas e com o inicio do ano letivo no dia 15 de fevereiro”.