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Sinop: gestores municipais e estaduais avaliam a implementação da Base Nacional Comum Curricular

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Educadores de 26 municípios mato-grossenses debateram, nos últimos dois dias, em Sinop, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes de ensino, os desafios e possibilidades e que estabelecerá "direções e norte aos currículos dos sistemas e redes de ensino como, também, as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil”, de acordo com o Ministério da Educação. A base vem sendo construída e avaliado de forma coletiva por meio de consultas públicas abertas pelo MEC, desde 2015. As agendas, desde então, vêm apontando as recomendações e balizando a formulação de uma proposta para a base.

"Esse encontro coincide com o fechamento do texto preliminar da Base Nacional, dentro do território mato-grossense e que está sendo disponibilizado para que se possa analisar o texto, apreciar e emitir um parecer", explica o presidente do Conselho Municipal de Educação de Sinop e também coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Edemar Jorge Kamchen. Nos Estados e municípios, os projetos políticos pedagógicos e os currículos deverão ser adequados em consonância com a base. Por isso, defendeu, a construção alinhada precisa ser levada para a mesa de trabalho e avaliada para não haver prejuízos ao público diretamente atingido pela base nacional. "Todo o processo de levantamento de informação, de construção deste currículo dentro do Estado e municípios precisa acontecer, ainda, no ano de 2018. As escolas, com base nessa normatização, possam, então, ainda neste ano, construírem o projeto político pedagógico com com estas alterações no currículo", acrescentou Edemar.

A representante da secretaria municipal de Educação de Sinop, Alexandra Cortes, acrescentou que o momento é de reflexão para que os direitos de aprendizagem não sejam prejudicados. "Estamos em um momento muito reflexivo. A gente precisa discutir, avaliar e reavaliar o que estamos vivenciando nas escolas frente aos nossos currículos e propostas pedagógicas. E, a base, ela está vindo para isso. É uma base que vem desde 2013 em discussão, já foram aprovados os seus 60% e, agora, estamos na avaliação dos currículos".  

Apesar de os Estados e municípios definirem seu próprio currículo e adequá-lo, todos deverão estar de acordo com o que determina a base nacional para todas as redes de ensino, independentemente de pública ou privada, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) "Estamos passando por um momento de elaboração do currículo de Mato Grosso, além da base [Nacional]. Já saiu um texto preliminar deste currículo mato-grossense, e que se encontra no momento de chamada pública para que todos os profissionais da educação, em especial, aos professores, estarem lendo e contribuindo com o que eles acham que é necessário que está faltando", frisou Tania Nunes, através da assessoria.

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