“A consciência das pessoas não muda de uma hora para outra. É preciso um trabalho de base”. A afirmação é da gerente de educação do Detran, em Sinop, Maria Helena Barbuio. Ela destaca que mesmo com as ações realizadas durante a semana do trânsito na maior cidade da região, desde segunda-feira, por meio de palestras, panfletagens, orientações, e outros trabalhos, o respeito às leis e a vida é aprendido com o tempo.
Nestes sete dias, o órgão estadual, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e demais colaboradores, têm investido em ações para conscientizar aos motoristas sobre a atenção necessária, visando reduzir o número de acidentes. Uma das ‘medidas’ adotadas foi a colocação de veículos envolvidos em colisões nas principais vias da cidade, entre avenidas e ruas.
Maria Helena Barbuio ressalva que apesar do ‘choque momentâneo’, provocado nos condutores pela forma em que vizualizam a situação, muitos se esquecem dos cuidados necessários, quando a campanha encerra. “A realidade choca naquele momento, pois as pessoas prestam atenção. Mas, quando se tira, se esquecem. É um efeito”, acrescentou.
Diante da situação, explica ainda a gerente, há a necessidade de investir em ações de base, como a formação de crianças, tidas como as maiores cobradoras pelo respeito no trânsito.
A campanha em Sinop termina domingo, com um passeio motociclístico, às 16h. A saída será na praça Plínio Callegaro.
(Atualizada às 15h)