sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: feira de empreendedorismo e negócios mobiliza quase 6 mil alunos da rede municipal

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: assessoria)

Cerca de 6 mil estudantes do 1º ao 8º anos do ensino fundamental da rede municipal estão mobilizados entre este mês e em dezembro na última das ações do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido em uma parceria entre a prefeitura de Sinop e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visando despertar em crianças e adolescentes o espírito empreendedor. Depois passarem por todas as etapas do plano de trabalho -capacitações ao desenvolvimento de produtos e montagem de projetos de escolas-empresas-, agora as instituições de ensino e seus estudantes apresentam à comunidade os resultados, organizado sob a forma de feira de negócios e empreendedorismo nos estabelecimentos.

A escola Jurandir de Mesquita foi a primeira a abrir a programação da feira. Ontem foi a vez das escolas Basiliano e Uilibaldo Gobbo. Até o próximo dia 23 mais 12 escolas realizam, também, a feira de produtos do projeto, apresentando a vivência dos estudantes ao universo empreendendor. O cronograma será fechado em 8 de dezembro, na escola Valter Kunze.

O Sebrae é responsável pela capacitação dos agentes da educação e o tema empreender ganhou espaço dentro da proposta pedagógica da rede. A consultora Tânia Sigolini explica que, dentro das escolas, foi levado, desde fevereiro, até os educadores a formação e a metodologia necessárias para que os servidores pudessem aplicá-las.  “Agora, as crianças conseguem construir, junto com seus professores, este conhecimento. Conhecimento empreendedor e de forma multidisciplinar. O jovens empreendedores vem com uma abordagem empreendedora para mostrar aos pequenos como é que eles podem lidar com uma compra, venda. Vendo as crianças fazendo de planos de ação, planos de negócio, elas começam a compreender que o que têm em mãos alguém pensou, trabalhou e colocou no papel. Elas vivenciam a formação de uma empresa dentro da escola, da sala de aula”, descreveu.  Toda parceria se deu de forma gratuita.

Nas escolas municipais os professores foram responsáveis pelos diálogos com os alunos e o desenvolvimento de ações desde plano de negócios, identificação de produto até a finalização e avaliação pós-venda. Agora, as ações das escolas-empresas dão vida à uma feira na qual serão expostos os diferentes trabalhos das turmas. A comunidade pode participar gratuitamente das atividades.

De acordo com a proposta de trabalho, em cada um dos diferentes níveis da educação básica os estudantes, juntamente com seus professores, trabalharam com temas conforme suas faixas etárias. Enquanto os estudantes do 1º ano foram apresentados ao contexto das ervas aromáticas e o despertar de sentidos e cheiros, as turmas de 2º ano exploraram os temperos naturais; por sua vez, as crianças do 3º ano atuaram sob o eixo brinquedos ecológicos; o 4º ano com locadora de produtos, prestando serviços à comunidade; 5º ano com gastronomia, sabores e cores; 6º ano com ecopapelaria; 7º ano com artesanato sustentável; e, 8º ano, com empreendedorismo social.

A professora de turma de 3º ano da Escola Municipal Sadao Watanabe, a professora Meire Terezinha Garcia da Silva avalia que a inserção do programa em sala de aula e a confecção de brinquedos ecológicos proporcionou uma nova vivência aos estudantes. Na escola onde leciona a feira de negócios será realizada em 10 de novembro, das 7h às 11h. “Trabalhamos com sucatas e confeccionamos caminhão, ônibus. Aguçou muito o interesse deles em conhecer a atividade, que, até então, eles vinham conhecendo somente na teoria, nos livros”, exemplificou.

A informação é da assessoria da prefeitura.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE