Problemas com a liberação de repasses mensais para Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, podem estar ocorrendo nos últimos meses. A alegação é dos representantes do Diretório Central de Estudantes. Ontem, eles estiveram reunidos com acadêmicos discutindo a questão.
O presidente Diogo Fiel informou, ao Só Notícias, que o recurso mensal, cujo valor se aproxima dos R$100 mil não estaria sendo liberado, prejudicando o funcionamento do campus. “Está acarretando problemas estruturais, como falta de copos, telefone, materiais, papéis, além de outros. O último repasse teria sido liberado no mês de novembro. Hoje, com a dívida que a universidade tem, ainda ficará débito com fornecedores, mesmo após o dinheiro ser recebido”, destacou.
Ainda segundo Fiel, os repasses anuais feitos a instituição também não seriam suficientes para execução de trabalhos desenvolvidos, como os de pesquisa. “Temos um repasse feito pelo governo anual que ainda é pouco. Não haverá dinheiro para pesquisa, extensão, e que ficam barrados por falta de verbas”, acrescentou.
Uma nova assembléia deverá ser programada para definir algumas alternativas a serem buscadas sobre o problema.
A direção da Unemat foi procurada esta tarde, mas não foi possível contato para se posicionar sobre o assunto.