Educação

Sinop: destinados R$ 5 milhões para contratação de profissionais que auxiliarão estudantes com necessidades especiais

A prefeitura informou que serão contratados 100 profissionais, via pregão eletrônico, visando o acompanhamento especializado de alunos com deficiências, limitações motoras e outros problemas cognitivos de caráter permanente ou temporário, em todas as unidades educacionais ligados à secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura. O certame foi definido para o próximo dia 21 e a equipe especializada deve iniciar as atividades até o fim de julho.

Conforme dados da assessoria, 70 cuidadores atuaram numa jornada de trabalho de 40 horas semanais e o restante por metade do período estipulado, atendendo de um até três jovem nas instituições. A vigência do contrato é de 12 meses, a partir do início das atividades, sem previsão para renovações.

Entre os casos que receberam o apoio do pessoal qualificado estão o transtorno do espectro altista, baixa visão, bexiga neurogênica, cadeirantes e outros deficientes físicos, deficiências intelectuais leves, moderadas e severas, casos que afetem a mente e o físico como hidrocefalia, epilepsia, meningomielocele, paralisia cerebral, síndrome de Down, surdez e outras condições adversas.

O atendente especializado deverá garantir efetividade da inclusão escolar dos alunos, preservando sua integridade física e psicológica, bem como manter sua segurança e saúde. Também terão de assegurar o mesmo acesso ao conhecimento e vivências que todos os outros jovens obtém diariamente.

A contratação  atenderá os planos nacionais e municipais de educação, entre outras legislações que normalizam as ações referentes ao atendimento educacional no âmbito diferenciado para as pessoas com deficiência, provendo os recursos que garantam a permanência do aluno com a escola.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)