sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: decreto da prefeitura também autoriza retorno das aulas em universidades privadas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: arquivo/assessoria)

O novo decreto, anunciado neste sábado, pela prefeita Rosana Martinelli, também autoriza a retomada gradativa das aulas nas faculdades e universidades particulares, a partir desta segunda-feira (4) ficando a critério de cada uma quando reiniciar as atividades presenciais. Mas a medida não abrange as universidades públicas – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) além, do Instituto Federal de Educação (IFMT). “Estamos falando exclusivamente das instituições municipais e particulares, que estão autorizadas a abrirem e cada uma tomar a decisão sobre a data dessa abertura. A prefeitura está flexibilizando e dando condições a essa retomada das atividades”, acrescentou. “As universidades federais respondem diretamente aos decretos do ministério da Educação e as estaduais do governo do Estado, que são seus órgãos de controle”, explicou a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, durante o anúncio do novo decreto.

Conforme o decreto, inicialmente 50% dos alunos voltam a estudar. A partir do dia 11, o percentual aumenta para 70% e, do dia 28 em diante, 100%. Ainda consta no documento que as instituições devem realizar as limpezas das unidades antes e após a realização das atividades; ofertar produtos para higienização das mãos; exigir o uso de máscaras de alunos e servidores; além de manter distanciamento mínimo de 1,5 entre as pessoas. Deve ser controlado o fluxo de entrada e saída de pessoas do local, sendo proibida a entrada de pessoas do grupo de risco; ainda deve-se suspender intervalos e recreios nos pátios; ofertar álcool 70%; receber os alunos de forma ordenada e em horários diferentes de entrada e saída, utilizando termômetro e higienizando as mãos; e isolar bebedouros de uso coletivo.

O decreto ainda determina que as instituições devem fixar materiais com recomendações para prevenção do Covid-19, em locais visíveis aos alunos e colaboradores, nas formas de métodos audiovisuais, cartazes, faixas, adesivos, entre outros.

Em Sinop, há três instituições privadas de nível superior com aulas presenciais, que atendem milhares de acadêmicos do município e de outros municípios. Agora, essas instituições devem definir a data para começar a retomada gradativa das atividades e comunicar os estudantes no decorrer dos dias. Grande parte desses acadêmicos estavam tendo aulas e atividades avaliativas on-line durante o período de suspensão presencial.

O decreto autoriza as escolas particulares a retomarem suas atividades a partir desta 2ª feira, inicialmente com 50% de sua capacidade. A Unemat, há poucos dias, manteve a suspensão das aulas.

O balanço da secretaria estadual de Saúde, divulgado neste sábado à tarde, aponta que Sinop tem 1 caso de Coronavírus, 17 pessoas se recuperaram e duas morreram.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...
PUBLICIDADE