sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: calendário letivo deste ano pode se estender até 2015 em algumas escolas

PUBLICIDADE

Os alunos da rede municipal de ensino poderão ter aulas até fevereiro do ano que vem. A previsão saiu, esta semana, em reunião entre os presidentes de conselhos escolares, pais de alunos, gestores escolares e a secretaria Municipal de Educação, Gisele Faria de Oliveira. 

A prefeitura explicou que, de acordo com a legislação federal, os estudantes são obrigados a cumprir 800 horas, distribuídas em 200 dias. Entretanto, em decorrência da greve dos profissionais da educação, que durou mais de 40 dias, o calendário ficou comprometido e deve ser cumprido de acordo com a paralisação de cada unidade escolar.

As unidades que ficarem impossibilitadas de terminar o ano letivo antes do dia 23 de dezembro, deverão retornar às atividades em 5 de janeiro. O período de férias será somente após o cumprimento do ano letivo.

As escolas poderão ter aulas aos sábados e, neste caso, o transporte dos alunos também será liberado. Entretanto, as unidades somente poderão ter atividades somente um sábado por mês.

Cada comunidade terá o direito de escolher de decidir, em assembleia, quando serão as aulas, desde que se cumpram as datas estipulada pela prefeitura.

As escollas que não paralisaram suas atividades durante a greve deverão ter encerramento previsto entre os dias 19 a 23 de dezembro.

Conforme Só Notícias já informou, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) criticou a decisão da prefeitura de "excluir" os profissionais sindicalizados dos debates acerca do calendário letivo, que aconteceu hoje de manhã, e “de uma maneira desrespeitosa e antissindical, as secretárias de Educação não comunicaram e muito menos chamaram o sindicato para participar”.

O Sintep lembrou que a constituição “garante a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho” e culpou a secretaria Gisele e a adjunta, Maria do Socorro, a “Branca”, pela não participação nos debates. “Tais atitudes demonstram que não há por parte delas, o respeito sequer pela constituição. Muito menos ainda aos profissionais da educação e sindicato”. Para o Sintep, antes de discutir o calendário, a administração precisa “se posicionar primeiro aos trabalhadores da educação, quanto aos dias descontados como retaliação ao exercício legal de greve”.

A prefeitura emitiu uma nota e afirmou que, baseada na legislação municipal que institui o sistema educacional, “cabe à secretaria de Educação a organização do calendário escolar do seu sistema de ensino” e que participaram da reunião, “os presidentes dos conselhos escolares, pais de alunos e gestores escolares para normatizar o cumprimento do calendário escolar de 2014”. Segundo a assessoria, “membros do Sintep também participaram”, uma vez que “eles também fazem parte do conselho de pais”.

Os profissionais cobraram durante a greve, a equiparação salarial com os estaduais (de R$ 1,6 mil para R$ 1,7 mil) e redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais. Durante o período, a prefeitura cortou o salários dos profissionais que aderiram ao movimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE