Os alunos da rede municipal de ensino em Sinop deverão ficar atentos quanto ao término do ano letivo nas unidades onde estudam. Isto porque, de acordo com secretaria de Educação, as datas variam entre 21 a 23 de dezembro. O principal motivo está relacionado à greve feita pelos profissionais ainda no primeiro semestre, que durou cerca de 40 dias.
Em algumas unidades de ensino a conclusão das aulas deve ocorrer dia 21, já que o retorno dos profissionais foi antes das demais. O período para conclusão já prevê as reposições de aulas, onde em pelo menos 20 sábados os alunos tiveram atividades. Antes da realização da paralisação, o calendário estimava conclusão em 16 de dezembro.
A rede municipal sinopense conta com 17 creches e mais 23 escolas de educação básica e, de acordo com o último Censo Escolar, divulgado pelo Ministério da Educação, são aproximadamente 3,8 mil alunos nas creches e pouco mais de 9,1 mil estudantes no ensino fundamental.
Durante a greve, encerrada em março, a categoria pedia pela aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PPCS), cuja lei já foi sancionada pelo prefeito Juarez Costa (PMDB). Na ocasião, os profissionais também aceitaram a reposição salarial de 6,47% sobre o piso de R$ 1.266,92.