As aulas do programa nacional de inclusão de jovens, o ProJovem, devem começar no próximo dia 6 de abril em Sinop. A expectativa é atender 1,2 mil alunos. Aproximadamente 730 jovens entre 18 e 29 anos estão matriculados. No município, o projeto será desenvolvido nas escolas estaduais Paulo Freire, Olímpio João Pissinati Guerra e professora Maria de Fátima Gimenez Lopes e, nas municipais Maria Aparecida, no bairro São Cristóvão e, na Armando Dias. As matrículas podem ser feitas nas escolas ou na biblioteca municipal (avenida Júlio Campos).
O ProJovem, conforme Só Notícias informou, é um programa Federal cujo o objetivo é a reinserção de jovens entre 18 e 29 anos no processo de escolarização e qualificação profissional. Podem se matricular todos os jovens, na faixa etária, que não terminaram o ensino fundamental. O aluno receberá bolsa auxílio de R$100.
Segundo assessoria, além das aulas de língua portuguesa, matemática, ciência sociais e naturais, inglês, serão trabalhados também cursos profissionalizantes, como auxiliar administrativo, office boy, garçom e recepcionistas.
No Estado, o programa é desenvolvido ainda em Sorriso, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças. Ao todo, foram oferecidas 7,2 mil vagas, dos quais 6,5 mil foram preenchidas.