Mais oito cidades de Mato Grosso serão contempladas com a implantação de polos da Universidade Aberta do Brasil, que oferece cursos na modalidade ensino à distância focados na formação de professores e na administração pública. A expansão da UAB está inclusa nas metas propostas pelo Ministério da Educação e foi autorizada pelo ministro Fernando Haddad.
Só Notícias apurou que a UAB estará se estruturando em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Confresa, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Segundo o ministro, a implantação do polo de apoio presencial onde ocorrerão as aulas fica condicionada à firmatura de termo de compromisso, acordos de cooperação técnica desta forma garantindo o funcionamento, recursos humanos, condições de infraestrutura pelo mantenedor.
A universidade aberta opera mediante parcerias estabelecidas por meio de articulações entre instituições públicas de ensino superior, estados e cidades brasileiras, para promover acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.
De acordo com o MEC, o sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB – não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.
Para ofertar cursos a distância, cada município deve montar um polo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que desenvolvem material didático e pedagógico.
No Mato Grosso, ainda conforme o Ministério, há polos da UAB em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Juara, Cuiabá e demais cidades. No Estado são oferecidos cursos nas áreas de administração, ciências biológicas, ciências naturais e matemática, direito ambiental, bem como outros.
Somente em 2007 a UAB atingiu 291 polos educacionais. A meta do MEC é de chegar à 2010 com mais de mil pólos em funcionamento, alcançando um total de 300 mil novas vagas no sistema de educação superior.