Educação

Sinop: 630 alunos de escolas municipais concluem o programa de resistência às drogas

A formatura de 630 alunos das escolas municipais Professora Ana Cristina de Sena, Armando Dias, Sadão Watanabe e Professor Jurandir Liberino de Mesquita, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aconteceu, hoje de manhã, no centro de eventos Dante de Oliveira. A ação, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo, é fruto de parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar.

“No programa, trabalhamos a prevenção primária e o que podemos perceber, é que as crianças na faixa etária do projeto são facilmente influenciáveis, então, precisamos trabalhar justamente em cima dessa vulnerabilidade a informações, ao mundo que vivemos, explicando para elas e fazendo com que tenham consciência das coisas ruins que acontecem. Dessa maneira, elas têm a possibilidade de ter resistência quando forem aliciadas por qualquer coisa errada”, destacou o comandante adjunto da PM, tenente coronel Cleberson Rodrigues.

Já a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, ressaltou que “o objetivo da prefeitura é garantir projetos de eficiência, com parcerias que sejam serias e que nossas crianças recebam as informações da melhor maneira possível”. “A Polícia Militar tem conhecimento e estrutura necessária para oferecer esses conceitos”.

“Com essa formação, esperamos grandemente que nossos alunos falem não as situações adversas que encontrarem ao longo de suas vidas”. “É uma junção de fatores que garante o sucesso da ação. O primeiro fator é o material, elaborado a essa faixa etária e a esse tema. Segundo a didática dos PMs que fazem essas aulas, realmente dão uma lição de cidadania aos alunos, eles criaram uma relação afetiva com os estudantes e as crianças confiam nos professores policiais”, completou a secretária.

Participam do Proerd em Sinop, alunos que estão cursando o 5º ano do ensino fundamental.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)