A Secretaria Municipal de Educação implantou simulados para medir a qualidade educacional. “A partir desses simulados, percebe-se avanços que o município conquistou este ano, inclusive em relação a meta prevista pelo Ministério da Educação”, explica a coordenadora Cléria Franco. No primeiro semestre, conforme os simulados, a nota média geral do município era 4.8, saltando para 6.0 no segundo semestre.
Os simulados, de acordo com a professora, são ferramentas que permitem verificar o preparo dos estudantes das séries finais dos ciclos, para a prova, cujos resultados servem para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e que tem aplicação prevista para o período de 19 a 30 de outubro deste ano. “A secretaria de Educação já vem preparando os alunos para esta prova desde o início do ano, com investimentos em Formação Continuada dos professores, orientações e acompanhamentos dos Planos Político-Pedagógicos (PPPs) e aplicação dos testes simulados com os alunos que irão fazer a prova”, reitera Cléria.
O Ideb é o indicador que mede a qualidade de educação e foi pensado para facilitar o entendimento de todos, estabelecendo uma escala de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério de Educação (MEC) traçou metas bianuais para cada escola e cada rede até 2022. Nessa perspectiva, a meta estipulada para o município de Nova Mutum no período de 2005 e 2007 foi de 4.2, mas o resultado final foi melhor, com o conjunto de estudantes atingindo a média geral de 4.7, e de 2007 para 2009 é de 4.6. “Isso significa que o município vem superando as expectativas do Ministério da Educação”, resume a coordenadora.