O governador Silval Barbosa autorizou a formação de uma comissão para fazer um estudo de viabilidade para que a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) tenha autonomia financeira como fez com a Unemat. Serão analisadas a implantação de uma conta própria e exclusiva para a fundação e a realização do primeiro concurso público para preenchimento de seus cargos. Caso seja aprovada a independência, a entidade também poderá avançar nos projetos de concessão de bolsas de incentivo à formação de doutores, eventos científicos e para inovação tecnológica.
Segundo o governador, com a autonomia da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) os investimentos saltaram de R$ 20 milhões para R$ 220 milhões.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, disse, por meio da assessoria, que a autorização do governador para o estudo para dar autonomia financeira da Fapemat é um marco. “É um sonho que a nossa fundação e nossos servidores vinham buscando. É um salto de qualidade que Mato Grosso precisava dar e o governador teve a sensibilidade de ver a necessidade da nossa fundação”.
Não foi confirmado qual será o percentual do repasse da corrente líquida do Estado para a instituição.