Educação

Sicredi inicia 10º encontro interestadual do programa ‘A União Faz a Vida’ abordando diversidade na educação e inovação

As temáticas diversidade e inovação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, de todas as idades. Contribuir com esses debates motivou o Sicredi a incluir esses assuntos no 10º Encontro Interestadual do Programa A União Faz a Vida (PUFV), evento que acontece hoje e amanhã. Com o tema “Caminhos da Educação”, o encontro promovido pela Central Sicredi Centro Norte (que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas) abordará a diversidade no processo educacional e os desafios e necessidade de inovação. Os interessados em participar devem se inscrever no site

Em função do sucesso no ano passado, com quase 7 mil acessos e muita interação, o evento será online, com alcance Interestadual e transmissão ao vivo pelo YouTube. A programação do evento reforça os valores do Programa A União Faz a Vida (PUFV), para inspirar professores e engajá-los a continuar praticando a metodologia do programa. O evento terá palestras e atrações para municiar o público com ferramentas e dicas para uma melhor atuação junto aos alunos.

Logo mais a partir das 19h até às 22h será voltado para os desafios da inclusão no ambiente escolar e trará um painel para debater o tema com a pedagoga da educação especial, e psicopedagoga clínica e institucional, Ana Rosimeri; e com a professora, idealizadora e executora do projeto Mulheres Inspiradoras, Gina Vieira Ponte.

Amanhã (15), no mesmo horário, o psicoterapeuta e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano, Leo Fraiman, e o professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e fundador do Educa 21, Rossandro Klinjey (foto), participarão do painel sobre os “novos caminhos para a educação”. Ao final do evento haverá ainda apresentação musical com Stanya Cavalcante.

Realizado no mesmo dia em que é comemorado o Dia do Professor no Brasil, o evento é voltado para todos os profissionais da educação, pais de crianças e adolescentes em idade escolar e comunidade em geral. Com mais de 25 anos, o Programa A União Faz A Vida é uma iniciativa nacional do Sicredi, que além de promover educação de qualidade busca mostrar a importância e os benefícios da cooperação e da cidadania a crianças e adolescentes.

“O Sicredi acredita na educação e na diferença que ela faz na vida das pessoas e das comunidades em que está inserida. Nesse período desafiador que temos vivido, em que os professores estiveram longe das escolas e salas de aulas, percebemos que a vontade de ensinar e de realizar um bom trabalho é maior do que qualquer adversidade e essa missão sempre contará com o apoio do Sicredi. O Programa União Faz a Vida é exemplo disso”, afirma o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Efrain Ricca.

O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, reforça que o Programa A União Faz a Vida tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa que contribuem para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. “Porque o Sicredi oferece mais que soluções financeiras. Atua para promover o desenvolvimento de seus associados e da comunidade onde está presente, e melhorar a qualidade de vida das pessoas, e programas sociais como este fazem toda a diferença”.

Redação Só Notícias com assessoria (foto: Só Notícias/Social News)