Educação

Sesi abre 647 vagas gratuitas para conclusão dos estudos em Sinop e mais três cidades de Mato Grosso

O Serviço Social da Indústria (Sesi) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as turmas 2022. São 647 vagas gratuitas para trabalhadores da indústria e comunidade nos municípios de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Sinop.

Podem se matricular maiores de 15 anos para o término do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e maiores de 18 anos para o Ensino Médio. O curso é 80% a distância e 20% presencial e a previsão de início das aulas é março de 2022.

O Sesi utiliza uma metodologia de reconhecimento de saberes, que acelera o tempo de estudo com base nos conhecimentos prévios de cada aluno e tem um currículo organizado por competências. “Com isso, a instituição pretende combater dois grandes problemas dos alunos da EJA: a terminalidade dos estudos dos jovens e a evasão escolar, que chega a 90% na rede pública”, destaca a gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz.

De acordo com ela, a metodologia aprovada e reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação, tem entre as grandes inovações a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e de trabalho dos alunos. “O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos pedagógicos mediados pelos tutores especialistas de cada área do conhecimento – linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza”, finaliza.

Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar cópia da Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do histórico escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Os demais interessados precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e histórico escolar original.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)