quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Servidores rejeitam documento do governo e decidem continuar com greve nas escolas de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Servidores da educação rejeitaram, hoje, o documento apresentado pelo governo do Estado e, desta forma, irão continuar em greve. A decisão pela continuidade da greve, que começou no último dia 27, foi deliberada em assembleia geral realizada na escola Presidente Médici, em Cuiabá. Após a votação, os trabalhadores saíram em passeata pela avenida Mato Grosso e, na sequência, realizaram manifesto na Praça Alencastro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Valdeir Pereira, a categoria está insatisfeita com a resposta dada pelo governador Mauro Mendes às reivindicações. Conforme o sindicalista, o ofício assinado pelo gestor não apresentou um cronograma de reformas das escolas, apenas que fará reforma daquelas elencadas pelo Ministério Público. Afirmou ainda que o governador ignorou a convocação de concursados até mesmo para as vagas abertas pelo edital e não ocupadas. “A greve hoje cobra do governo que cumpra a Constituição e a Lei 510/2013. Os profissionais são penalizados pela política adotada no governo, quando não cumpre o artigo 245 da Constituição Estadual”, afirma Valdeir.

Entre os encaminhamentos aprovados na assembleia desta segunda-feira está um calendário de atividades, com mobilizações, atos unificados, até o dia 24 de junho, quando está marcada uma nova plenária de avaliação do movimento. No intervalo, s dirigentes programam colaboração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; inclusive com atuação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura os incentivos fiscais, para cobrar o cumprimento do artigo 245 da Constituição, que determina a compensação dos percentuais da Educação sobre as isenções e renúncias fiscais.

O Sintep também planeja solicitar audiência com Ministério Público Estadual (MPE) para “tratar sobre sua posição institucional durante a greve e também atuar como mediador”. Paralelamente, o sindicato vai encaminhar documento ao governo estadual para cobrar novos entendimentos sobre os pontos que foram respondidos, além de acionar a Justiça “quanto a irregularidade do corte de ponto” dos grevistas.

Conforme Só Notícias já informou, o secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, reafirmou, hoje, que a decisão do governo de não conceder aumento salarial aos profissionais da Educação é uma imposição legal pois o Estado já ultrapassou o limite de gastos com funcionários previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Não é uma vontade. Não é uma questão querer ou não do governador dar ou não o RGA [Reajuste Geral Anual]. O problema é legal. O aumento não pode ser dado agora”, expôs.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE