sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Servidores da UFMT promovem paralisação nesta quarta-feira

PUBLICIDADE

Os servidores técnicos administrativos da UFMT paralisam as atividades nesta quarta-feira (6), para participar de um movimento nacional que está sendo coordenado pela Federação das Associações dos Servidores das Universidades Brasileiras (Fasubra), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino (CONTEE).

Tendo como motes “defesa da universidade pública” e “educação não é mercadoria”, o movimento se propõe a chamar a atenção da sociedade para a reforma universitária proposta pelo Governo Federal, a qual, segundo essas entidades, possui muitos pontos positivos, mas inclui itens que precisam ser reformulados. A idéia dos organizadores é conseguir uma ampla mobilização da sociedade para que se lute por um modelo de universidade que seja o melhor para o desenvolvimento da nação. Para Cuiabá, ficou decidido, em assembléia realizada na manhã de hoje na UFMT, que haverá uma concentração de técnicos e alunos na Praça Alencastro, a partir das 9h.

Na opinião de Léa de Oliveira, da Comissão de Educação da Fasubra, os servidores das universidades federais esperam que a reforma universitária garanta o fortalecimento do sistema público, criando, entre outras, uma política ousada de aumento de vagas, em especial de vagas em cursos noturnos para atender os estudantes trabalhadores, principalmente na faixa de 18 a 25 anos, na qual se verifica uma demanda reprimida significativa. Lea Oliveira afirma que a Fasubra apóia a criação, dentro das universidades, de um conselho comunitário social de caráter consultivo e que acompanharia suas ações desde o planejamento até a avaliação. “O grande desafio”, destaca, “é transformar de fato as universidades em instituições democráticas, que funcionem sob o controle social.” Para os trabalhadores das universidades privadas, a expectativa é que haja a garantia não só de democracia no seio dessas instituições, mas também da qualidade de ensino.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...
PUBLICIDADE