Os trabalhadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso participarão das atividades do Dia Nacional de Luta, amanhã, em Cuiabá. A partir das 7h30, eles se concentram na praça Ipiranga e farão caminhada pelas ruas na área central.
A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Jocilene Barboza destaca que a paralisação da categoria da educação é sintomática para discutir questões como a terceirização e mais recursos para setores essenciais à população. Há 18 dias em greve, os educadores da rede estadual de ensino reivindicam a aplicação dos investimentos legais na educação.
Conforme a Constituição Estadual, devem ser aplicado no mínimo 35% dos recursos na educação, "o que não está sendo cumprido. O reflexo são escolas sucateadas e a carreira educacional desvalorizada", ataca.
O governador Silval Barbosa disse que a cobrança de 10% de aumento, feita pela categoria, representaria imapcto de R$ 282 milhões no orçamento e que o governo não tem disponibilidade neste momento.


