PUBLICIDADE

Seduc orienta jovens em preparação para prova de língua estrangeira no Enem

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mais de 30,3 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e do 2º ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede estadual em Mato Grosso farão, nos dias 05 e 12 do mês que vem, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Há menos de um mês para a prova, que é critério de seleção para o ingresso dos alunos no ensino superior, o gestor educacional da Política Pública de Línguas Estrangeiras na secretaria estadual de Educação, professor Bruno Seolin, alerta para alguns cuidados na hora da prova.

“Diferente de uma prova de decoreba, o Enem avalia as habilidades intelectuais dos candidatos, com foco na interpretação de texto, argumentação e resolução de situações-problema”, explicou. Ainda segundo ele, a única habilidade cobrada nos componentes de língua inglesa e língua espanhola no Enem é a interpretação de texto. “Os estudantes devem praticar bastante essa habilidade antes da prova, tanto em português quanto em outros idiomas”.

Para o professor, dentro da interpretação textual em qualquer idioma, é essencial familiarizar-se com aspectos textuais, como tipos de texto, funções da linguagem, intertextualidade, figuras de linguagem e variação linguística. Esses conhecimentos são fundamentais para responder questões em português, inglês, espanhol ou qualquer outro idioma.

Outra recomendação feita por ele é começar aprendendo em português e, em seguida, aplicar as mesmas estratégias em outros idiomas. Alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas são o “skimming” (leitura rápida para obter uma visão geral do texto) e o “scanning” (leitura rápida para localizar informações específicas).

“Um exemplo de questão que esteve presente na prova do Enem no componente curricular de língua inglesa foi aquela que envolvia o gênero textual música. Além do conhecimento de interpretação textual, essa questão exigia o uso da técnica de scanning para localizar informações específicas no texto”, complementou.

Nesse contexto, o profissional destacou que é fundamental que os estudantes se preparem adequadamente para a prova de inglês do Enem, dedicando tempo para a prática da interpretação de texto e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. “Com uma preparação sólida, os candidatos estarão mais preparados para enfrentar os desafios da prova e obter um bom desempenho”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE