Os assuntos relacionados à educação deverão ganhar agilidade e esclarecimentos no atendimento ao público. Para atender a demanda da população, o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, determinou a instituição de uma comissão de estudos para a implantação de um call center.
Será colocado um número de telefone 0800, para assegurar a gratuidade nas ligações, e com pessoas que serão treinadas dentro das especificidades de cada área para que o cidadão possa ter uma resposta rápida às demandas de qualquer região do Estado.
O call center tem por objetivo de atender a comunidade em geral sobre qualquer assunto referente a rede estadual de ensino, desde um simples endereço de uma unidade escolar, tirar dúvidas por setores e atribuições de áreas e pessoal da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e dos órgãos desvinculados.
Por meio da portaria número 172/2015, o secretário cria a comissão, formada por representantes de sete superintendências, que terá como atribuições os estudos de viabilidade para a devida implantação, elaborar diagnóstico, otimizar informações e definir o formato de operacionalidade.
Conforme o documento, a comissão tem um prazo de 120 dias para apresentar o resultado dos trabalhos. Atualmente, a Seduc dispõe do Help Desk, com atendimento pelo 0800 65 1717, porém restrito apenas ao sistema interno e relacionado às questões tecnológicas.
Após avanços na viabilidade do estudo, uma equipe da Seduc deve visitar um dos estados do país que já conta com este tipo de serviço. São Paulo, que possui a maior rede de ensino, dispõe de um canal de atendimento ao público, denominado de “Info Educação”.