PUBLICIDADE

Definido prêmio “Mais Inglês” para professores em MT; vencedores farão intercâmbio na Colômbia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Educação lançou, hoje, o Prêmio “Mais Inglês: Boas Práticas no Ensino de Inglês – Ensino Fundamental”, iniciativa que busca identificar, valorizar e difundir experiências inovadoras desenvolvidas por professores da rede estadual no ensino de Língua Inglesa. A ação é em parceria com uma empresa de educação e oferece um intercâmbio pedagógico na Colômbia para os vencedores.

Conforme a Seduc, um dos motivos pela escolha da Colômbia é que o país figura entre os que mais avançaram na implementação de políticas públicas bilíngues na América Latina, com programas de formação continuada e instituições reconhecidas pela atuação em ensino de línguas, movimentos semelhantes aos empreendidos por Mato Grosso. Além disso, o material didático utilizado pela Seduc nos anos finais do Ensino Fundamental é o mesmo adotado em diversas redes colombianas, onde já fundamenta práticas bem-sucedidas no ensino de inglês para falantes não nativos.

Conforme o edital nº 024/2025, podem participar professores efetivos ou contratados que atuem no Ensino Fundamental, utilizem o material didático fornecido pela Seduc, e estejam em exercício nos anos letivos de 2025 e 2026. As inscrições serão realizadas por formulário on-line, mediante envio de relato de prática, fotos, vídeos e demais evidências.

O prêmio está dividido em três categorias: Aula que Inova – experiências com uso qualificado de tecnologia; Leitura sem Fronteiras – projetos que articulam leitura, interdisciplinaridade e protagonismo; Inglês para Todos – práticas que promovem inclusão e acessibilidade.

Cada docente pode se inscrever em mais de uma categoria, mas só poderá ser premiado em uma delas. Os trabalhos serão avaliados por equipes técnicas da Seduc-MT e da empresa, considerando critérios como clareza, inovação, domínio do conteúdo e qualidade dos recursos apresentados. No total, 39 projetos seguirão para a fase final, sendo três representantes de cada Diretoria Regional de Educação (DRE), com apresentação presencial em Cuiabá.

Os professores premiados participarão de uma visita técnica a uma escola pública colombiana reconhecida por suas práticas consistentes no ensino de inglês como língua adicional. A programação inclui observação de aulas, oficinas, diálogo com educadores e análise de metodologias aplicadas em contextos semelhantes ao brasileiro.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Indígenas protestam contra a ferrovia Sinop-Miritituba durante a COP 30

Lideranças do povo Munduruku foram recebidas, hoje, em Belém,...

Feira de veículos movimentou mais de R$ 7 milhões em negócios em Nova Mutum

A sexta edição da Feira de Negócios Veículos, promovida...

Defensoria inaugura núcleo na próxima semana em Sorriso

A Defensoria Pública do Estado vai inaugurar na próxima...

Prefeitura vai leiloar veículos, maquinários e implementos em Matupá

O leilão público da prefeitura de Matupá (200 quilômetros...
PUBLICIDADE