A secretaria estadual de Educação lançou, hoje, o Prêmio “Mais Inglês: Boas Práticas no Ensino de Inglês – Ensino Fundamental”, iniciativa que busca identificar, valorizar e difundir experiências inovadoras desenvolvidas por professores da rede estadual no ensino de Língua Inglesa. A ação é em parceria com uma empresa de educação e oferece um intercâmbio pedagógico na Colômbia para os vencedores.
Conforme a Seduc, um dos motivos pela escolha da Colômbia é que o país figura entre os que mais avançaram na implementação de políticas públicas bilíngues na América Latina, com programas de formação continuada e instituições reconhecidas pela atuação em ensino de línguas, movimentos semelhantes aos empreendidos por Mato Grosso. Além disso, o material didático utilizado pela Seduc nos anos finais do Ensino Fundamental é o mesmo adotado em diversas redes colombianas, onde já fundamenta práticas bem-sucedidas no ensino de inglês para falantes não nativos.
Conforme o edital nº 024/2025, podem participar professores efetivos ou contratados que atuem no Ensino Fundamental, utilizem o material didático fornecido pela Seduc, e estejam em exercício nos anos letivos de 2025 e 2026. As inscrições serão realizadas por formulário on-line, mediante envio de relato de prática, fotos, vídeos e demais evidências.
O prêmio está dividido em três categorias: Aula que Inova – experiências com uso qualificado de tecnologia; Leitura sem Fronteiras – projetos que articulam leitura, interdisciplinaridade e protagonismo; Inglês para Todos – práticas que promovem inclusão e acessibilidade.
Cada docente pode se inscrever em mais de uma categoria, mas só poderá ser premiado em uma delas. Os trabalhos serão avaliados por equipes técnicas da Seduc-MT e da empresa, considerando critérios como clareza, inovação, domínio do conteúdo e qualidade dos recursos apresentados. No total, 39 projetos seguirão para a fase final, sendo três representantes de cada Diretoria Regional de Educação (DRE), com apresentação presencial em Cuiabá.
Os professores premiados participarão de uma visita técnica a uma escola pública colombiana reconhecida por suas práticas consistentes no ensino de inglês como língua adicional. A programação inclui observação de aulas, oficinas, diálogo com educadores e análise de metodologias aplicadas em contextos semelhantes ao brasileiro.
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