PUBLICIDADE

Seduc aponta cenário positivo em avaliações com estudantes de Mato Grosso; resultados serão divulgados nesta 5ª

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e o ex-ministro da Educação e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim, concedem entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, às 09h, no Senai Cristo Rei, em Várzea Grande. Eles anunciarão o resultado do IPEA – Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem, referente ao ano de 2022.

O IPEA–MT avaliou o Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano. Em todas as séries, segundo a Secretaria de Educação, o resultado foi positivo, proporcionando um cenário ainda mais decisivo para o cumprimento das metas definidas no programa Educação 10 Anos. Essa avaliação faz parte do contrato do Sistema Estruturado de Ensino entre o Governo do Estado e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As avaliações processuais acontecem a cada bimestre e, ao final do período letivo, é analisada a evolução da aprendizagem por meio das provas realizadas pelos estudantes durante o ano. Essa é a primeira edição anual do IPEA-MT. Na ocasião, Alan Porto e Henrique Paim também participam da abertura da Semana Pedagógica, evento estratégico no planejamento das ações educativas a serem desenvolvidas nas unidades escolares no ano letivo de 2023.

Na última sexta-feira (13), o governador em exercício, Otaviano Pivetta, sancionou duas leis que fortalecerão a educação pública de Mato Grosso, a partir da criação do Programa Educa MT, que trata do regime de colaboração entre Estado e municípios, e do Prêmio Estudante Nota 10 para reconhecer o bom desempenho dos alunos destaque. As leis sancionadas foram publicadas no Diário Oficial que circula hoje.

Anunciado pelo governador Mauro Mendes, durante a posse dos novos diretores escolares, no início do mês, o Programa Educa MT busca fortalecer a colaboração entre Estado e municípios mato-grossenses, com foco na concepção e execução conjunta de políticas públicas de aprendizagem e melhoria dos índices educacionais.

O programa tem dois eixos de atuação principais: pedagógico, que envolve o combate à evasão escolar, a alfabetização, a avaliação de aprendizagem de escolas e até mesmo a formação dos profissionais da educação. O segundo eixo engloba a área de gestão, que atuará com a unificação das matrículas e cadastros de alunos, reordenamento das redes de ensino e melhorias na alimentação, transporte e infraestrutura escolar, entre outros.

O Prêmio Estudante Nota 10 pretende reconhecer os alunos das escolas estaduais que mais se destacaram durante o ano letivo e os vencedores-que obtiverem melhor desempenho na Avaliação Formativa de Saída, realizada pelo Sistema Estruturado de Ensino- serão selecionados por unidade escolar e o número de alunos premiados depende da quantidade de matrículas que a escola tem. Em caso de empate, critérios como a presença, as notas e até mesmo a idade serão considerados, informa a secretaria estadual da Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prova prática de concurso para professores rede estadual de MT será no domingo

Os candidatos aprovados na primeira fase do concurso público...

Reitora confirma reunião para debater emancipação do campus da UFMT Sinop

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Aberto período de transferências dos alunos dos municípios para rede estadual em MT

Começa nesta sexta-feira o processo de redimensionamento da rede...
PUBLICIDADE