Mais de 200 escolas, obras de novas unidades e áreas que deverão ser adquiridas para futuras construções foram visitadas in loco pelo secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, neste primeiro ano à frente da pasta. A rotina adotada seguirá até a próxima semana. Ontem, ele esteve na Ilha do Piraim, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.
Para o próximo ano, o secretário quer intensificar as agendas para interior, consolidando com os atendimentos e audiências realizadas na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Neste período, pelo menos 80 prefeitos foram recebidos por Permínio. Além disso, o secretário participou de audiências, encontros e reuniões promovidas pela Associação mato-grossense dos Municípios (AMM), governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, entre outros.
“Nosso gabinete está aberto e atendemos diariamente dezenas de professores, diretores, alunos lideranças políticas e ligadas ao movimentos sociais”, explica o secretário, que pretende implementar a mesma rotina de atendimentos em 2016. Permínio também reitera que os secretários-adjuntos e superintendentes têm mantido uma agenda intensa de atendimento ao público.
Mesmo recebendo centenas de reinvindicações, a maioria relacionada à infraestrutura, o secretário destaca que a presença na escola reforça o compromisso da atual gestão em priorizar a educação. “Nestas visitas, sempre acompanhadas de técnicos da Gestão Estado e da Superintendência de Infraestrutura e Monitoramento, a gente percorre a escola, ouvimos a gestão, alunos e professores”, detalha Permínio.
Prioridades
O secretário-adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga, tem dividido com Permínio a agenda de compromissos de visitas ao interior do Estado. Só nesta semana, o titular da Seduc percorreu 10 unidades de ensino, entre Cuiabá, Poxoréu e na Ilha do Piraim, onde deve ser construída em caráter emergencial uma sala de aula.
Nestas visitas, o secretário tem reforçado com os municípios a necessidade de manter o regime de cooperação com as prefeituras para atender toda a população. Ele reconhece as deficiências encontradas na rede física das escolas e alerta que para o próximo ano dezenas de reformas serão concluídas, já que o orçamento destinado à educação vai aumentar.
“Não podemos reformar todas as escolas, porém as prioridades serão atendidas dentro de um cronograma que estamos planejando para o próximo ano. Junta com este planejamento, vamos promover mudanças também na área pedagógica da Secretaria, sempre com foco no aluno”, detalha o secretário.
As escolas visitadas pelo secretário abrangem todas as regiões de Mato Grosso. Mesmo no período de férias dos alunos, as visitas escolares vão continuar. O principal objetivo destas vistorias é diagnosticar a situação de cada unidade e ouvir as demandas da comunidade escolar. A rede estadual de ensino é composta por 752 escolas.